Avaliação imuno-histoquímica de marcadores para determinar a imunofenotipagem de neoplasias com origem em linfócitos.
Ressaltamos que amostras com exposição ao formol por mais de 5 dias podem sofrer interferência neste exame.
Avaliação imuno-histoquímica de marcadores para determinar a histogênese de processos neoplásicos.
Ressaltamos que amostras com exposição ao formol por mais de 5 dias podem sofrer interferência neste exame.
Avaliação imuno-histoquímica de marcadores para determinar prognóstico para neoplasias (Neoplasias mamárias, neoplasias melanocíticas, carcinomas, sarcomas e etc.)
Ressaltamos que amostras com exposição ao formol por mais de 5 dias podem sofrer interferência neste exame.
Avaliação imuno-histoquímica de marcadores para determinar prognóstico para neoplasias com origem em mastócitos.
Inclui a avaliação dos marcadores CD117 (C-Kit), Ki67 e VeGF.
Ressaltamos que amostras com exposição ao formol por mais de 5 dias podem sofrer interferência neste exame.
Avaliação transcirúrgica multimodal de uma (01) lesão. Pode incluir avaliação citológica, histopatológica transoperatória por congelação, avaliação histopatológica em parafina e avaliação de linfonodo adjacente, quando pertinentes.
Este exame deve estar associado a um histopatológico transcirúrgico.
Avaliação transcirúrgica multimodal de uma (01) lesão. Pode incluir avaliação citológica, histopatologia transoperatória por congelação, avaliação histopatológica em parafina e avaliação de linfonodo adjacente quando pertinentes.
Este exame precisa de agendamento prévio para avaliar a disponibilidade do patologista.
Estamos aqui para garantir que você tenha todas as
informações necessárias para um atendimento de qualidade.
Nosso serviço de motoboy é uma cortesia do laboratório visando facilitar a logística das amostras entre as clínicas parceiras e o RD.
Você pode solicitar a corrida via whatsapp (link flutuante na direita da tela). Corridas dentro de Curitiba solicitadas até as 13h serão realizadas dentro do mesmo dia*. As corridas solicitadas após este horário serão agendadas para o dia útil seguinte.
As corridas para a região metropolitana carecem da disponibilidade da rota do motoboy, podendo ser realizadas no dia útil seguinte, mesmo se solicitadas antes das 12h*.
*esse horário pode variar, dependendo da demanda e das condições climáticas.
As amostras encaminhadas para exame histopatológico devem estar devidamente acondicionadas em frascos de boca larga e embebidas em solução de formol 10% tamponado na proporção de 1:10. O frasco deve estar devidamente lacrado para evitar vazamento, assim como identificado com, pelo menos, o nome do paciente e do responsável pelo animal.
As amostras devem ser encaminhadas em conjunto com uma requisição de exame devidamente preenchida, datada e assinada pelo veterinário responsável. Se possível acondicionar a requisição em um compartimento separado do frasco de amostra, evitando umidade em casos de vazamento.
Frascos, formol, requisições e sacos plásticos (biobag) podem ser fornecidos pelo RD
As lâminas citológicas, após serem devidamente estendidas e secas, devem ser acondicionadas em porta-lâminas, evitando o contato entre as faces com o material coletado. Após coletada e seca, as amostras de citologia devem ser encaminhadas o quanto antes, tendo validade máxima de 5 dias
As amostras devem ser encaminhadas em conjunto com uma requisição de exame devidamente preenchida, datada e assinada pelo veterinário responsável. É importante manter as amostras de citologia em sacolas/biobag separadas de amostras com formol para exames histopatológicos.
Sim, as amostras podem ser encaminhadas por correio ou via transportadora. Para isso basta usar nosso endereço como destino: R. Marquês do Paraná, 1538 - Água Verde, Curitiba - PR, 80620-210
Duas dicas para envio via correio:
- Amostras de citologia junto das amostras com formol podem prejudicar a qualidade do exame, nestes casos o ideal é colocar as amostras de citologia num pacotinho fechado para proteger dos gases de formol.
- Histopatológicos podem vazar formol, o que eventualmente para os correios é um problema. O ideal é sempre manter as peças em formol por 1 a 2 dias antes de enviar, para adequada fixação, e posteriormente enviar elas envolvidas em gaze/atadura embebida em formol, mas sem o grande volume de líquido usado para a fixação prévia.
É importante considerar que o prazo dos exames começa a contar a partir do momento em que a amostra chega no laboratório (junto de requisição e comprovante de pagamento, para alguns casos).
Não. A avaliação imuno-histoquímica é realizada obrigatoriamente após uma avaliação histopatológica. Não são todos os casos onde esse exame terá aplicabilidade, e os marcadores utilizados precisam ser definidos com base na histologia e morfologia observada nas lâminas coradas com Hematoxilina e Eosina. Recomendamos sempre a avaliação dos exames de maneira conjunta, associada aos demais dados clínicos e acompanhamento criterioso do paciente com um médico veterinário de confiança.
O histopatológico transcirúrgico é uma abordagem multidisciplinar. A equipe da RD vai até a clínica/hospital onde a cirurgia acontecerá com os equipamentos e materiais necessários. Durante o procedimento cirúrgico são selecionados fragmentos para analisar a natureza da lesão e/ou margens cirúrgicas, a depender de cada caso. Durante o procedimento as informações fornecidas pelo patologista ao cirurgião poderão guiar as condutas e abordagens cirúrgicas antes de encerrado o procedimento. Em complemento, o material removido cirurgicamente será encaminhado para processamento histológico convencional e o relatório do que foi observado durante a congelação transcirúrgica e análise histopatológica convencional será emitido dentro de 7 a 10 dias.
Para agendamentos, entre em contato pelo nosso whatsapp
A tabela de preços e serviços está disponível e fixada em nosso WhatsApp, assim como disponível na página do cliente.